quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Falsa notícia sobre filme de Raul Seixas com Fiuk revolta usuários do Twitter


O nome do cantor Raul Seixas foi parar em primeiro lugar na lista dos assuntos mais comentados do Twitter entre usuários brasileiros na manhã desta quarta-feira (4). O motivo não foi nenhuma homenagem ao astro do rock, que morreu em 1989, mas a revolta de vários fãs com uma notícia de que o ídolo seria interpretado pelo ator e cantor Fiuk em um filme em fase de pré-produção. O que grande parte dos internautas não percebeu é que a história é falsa, criada pelo site Diário de Barrelas, que se autodescreve como "um jornal de mentira, uma obra de ficção".

A matéria foi publicada na terça-feira (3), e diz que Fiuk teria sido escolhido para interpretar Raul Seixas após uma disputa com Di Ferrero, vocalista da banda NXZero, e Chorão, do Charlie Brown Jr. O suposto filme, que contaria a história do roqueiro baiano, teria o título provisório de "Raul: A Metamorfose Ambulante" e seria lançado em 2011, como parte da comemoração dos 60 anos do astro. Nascido em 1945, se estivesse vivo, Raul Seixas teria completado 60 anos em 2005.

No Twitter, alguns usuários tentavam alertar os demais para o fato de tratar-se de uma história inventada. Enquanto isso, centenas de pessoas escreviam mensagens revoltadas. "Nós os fãs nem ao menos somos consultados", reclamava um internauta. "Fiuk fará Raul Seixas em filme. O que vem pela frente? Justin Bieber fazendo john Lennon? 2012 realmente ta chegando", dizia outro post.

A repercussão foi tão grande que até veículos de notícias reais acabaram caindo na pegadinha. Sites como "O Tempo", de Contagem (MG), e "Jornale", de Curitiba (PR), replicaram a matéria do "Diário de Barrelas" como se fosse verdadeira. A página do Jornale acabou sendo retirada do ar posteriormente.

Conforme a descrição no próprio site, o Diário de Barrelas "é uma obra fictícia indicada para leitores com mais de 18 anos". Os responsáveis explicam que os textos "são criados inadvertidamente" e que as imagens publicadas "são montagens feitas com fotos obtidas por aí na internet".

Fonte: Portal Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário